Ouro Preto em Minas Gerais, Olinda em Pernambuco e Salvador na Bahia. O que todas estas cidades têm em comum? A arquitetura colonial encantadora.
A arquitetura colonial é a arquitetura realizada no território brasileiro desde 1500, ano do descobrimento do Brasil pelos portugueses, até a independência, em 1822.
Durante o período colonial, os colonizadores importaram o estilo da Europa ao Brasil, adaptando as condições da colônia. No Brasil nós encontramos edifícios coloniais com traços renascentistas, maneiristas, barrocos, rococós e neoclássicos.
A transição entre estes estilos aconteceu de maneira progressiva ao longo dos séculos e a classificação de todos esses períodos e estilos artísticos do Brasil colonial é motivo de debate entre vários especialistas. Resolvemos deixar a discussão para eles e só apreciar esse estilo arquitetônico maravilhoso, que é patrimônio histórico e cultural do nosso país.
A importância de todo esse legado arquitetônico e artístico colonial no Brasil é declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Salvador, Ouro Preto, Olinda, Diamantina, São Luís do Maranhão, Goiás Velho, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo e as ruínas das Missões Jesuíticas Guarani em São Miguel das Missões são centros históricos tombados.
A arquitetura colonial é apaixonante e está aí para ser apreciada por todos nós, é um patrimônio do nosso país. Nossa cultura é riquíssima e a arte e arquitetura colonial são símbolos, contam a nossa história.
Para saber mais da história da arquitetura no Brasil visite: ArqnoBrasil.
A quinta fotografia é em São Miguel nos Açores que é Portugal e não Brasil.