Telhado verde – uma opção sustentável

Telhado verde

Telhado verde 

Temperaturas mais amenas no verão e no inverno, economia de energia, redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuição da quantidade de água escorrendo pelas ruas, e o ar menos poluído são só algumas das vantagens do telhado verde.

Com todas essas vantagens de ter um telhado verde em casa, fica difícil não ter um. Essa ideia não é nem um pouco nova, já que no século XIX as cabanas já eram cobertas com folhas e galhos para terem temperaturas melhores no verão e inverno.

Telhado verde

Telhado verde

Os telhados verdes são feitos e montados em camadas. Próximo da base fica a membrana impermeável, que evita que a água da chuva penetre no telhado e provoque infiltrações.

Em cima vem á camada que vai armazenar parte da água da chuva e que as próprias plantas usarão como reserva. Depois vem a camada de terra, que varia um pouco de espessura de acordo com as espécies e com o telhado.

 

Telhado verde

Telhado verde

Por último vêm as plantas. Lembre-se que elas podem variar de acordo com a região e o clima.

É bom lembrar que não basta pegar um monte de terra e umas sementes e jogar no telhado. É sempre bom contar com um profissional especializado. Se você está construindo a sua casa, não há nenhum empecilho e o telhado verde pode ser incorporado mais facilmente ao projeto. Se a obra já estiver concluída é um pouco mais difícil adaptar o telhado verde, mas não é impossível.

Telhado verde

Telhado verde 

Os benefícios de ter um telhado verde compensam e muito o investimento. Além de ser uma opção sustentável e ajudar o meio ambiente, sua casa fica mais bonita, você sentirá menos os efeitos do calor e do frio e o ar fica mais limpo.

Para mais detalhes visite: USP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>